Logo O POVO+
Como facções criminosas se uniram para lançar o Ceará em calamidade pública
CIDADES

Como facções criminosas se uniram para lançar o Ceará em calamidade pública

Vem aí a segunda temporada de Guerra Sem Fim, série original O POVO+. Aqui, o primeiro episódio da primeira temporada é disponibilizado para não assinantes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Veículos incendiados foram alvo mais recorrente durante a onda de ataques realizada por facções criminosas em janeiro de 2019 no Ceará (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Veículos incendiados foram alvo mais recorrente durante a onda de ataques realizada por facções criminosas em janeiro de 2019 no Ceará

A maior onda de ataques criminosos da história do Ceará ainda tem repercussões, um ano e meio depois. Nesta semana, o Ministério Público do Estado, com apoio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), deflagrou a operação Garateia. Foram cumpridos seis mandados de prisão e outros seis de busca e apreensão contra criminosos que atuam no bairro Serrinha. A investigação ocorreu a partir da apreensão de telefones celulares dentro de presídios, durante a onda de ataques de janeiro de 2019.

Na próxima segunda-feira, 5 de julho, será lançada a segunda temporada de Guerra Sem Fim, série original O POVO+ que vasculha os bastidores das facções criminosas, como se organizam e a forma como o poder público tenta combatê-las. ASSISTA AQUI À ESTREIA DA SEGUNDA TEMPORADA DE GUERRA SEM FIM

Veja o que esperar da segunda temporada de Guerra Sem Fim:

A nova temporada abordará:

1) Os refugiados das facções

2) GDE: como nasceu a facção criminosa cearense

3) Juventudes sobreviventes

No aquecimento para a nova temporada, hoje, O POVO libera também para não assinantes o primeiro episódio da primeira temporada.

Com fortes imagens das ações do terror criminoso de janeiro de 2019, o episódio conta detalhes dos bastidores que levaram à eclosão criminosa, as estratégias das facções e a reação do Estado para conter a onda de violência.

Assista ao episódio 1 da primeira temporada: A Onda de Violência

 

O episódio mostra os termos da trégua firmada entre grupos criminosos rivais, com proibição de atacar inimigos, salvo se fosse alvo de ataque antes, com um objetivo em comum: combater o Estado.

É mostrada a motivação dos criminosos e o objetivo declarado: colocar o Estado do Ceará em calamidade pública. A questão central era não ter mais de uma facção por presídio.

Neste primeiro episódio, a série mostra a guerra travada pelas três grandes facções — PCC, Comando Vermelho e GDE — contra o Estado. Como os grupos criminosos se entranharam no sistema penitenciário com a mesma lógica com a qual tomam territórios urbanos.

A onda de ataques eclodiu no segundo dia do governo Camilo Santana (PT) após a reeleição. Era também segundo dia de governo Jair Bolsonaro no plano federal. O episódio se aprofunda nos acontecimentos que levaram à situação, mostra a reação e como foi a retomada dos presídios cearenses pelo Estado.

Há depoimento exclusivo do secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, sobre a estratégia para combater o crime dentro dos presídios. O promotor Rinaldo Janja, bem como especialistas e estudiosos da área da segurança pública e política também lançam luz sobre o fenômemo e suas consequências.

Mais de Guerra Sem Fim:

1ª temporada, episódio 2: Tribunais do Crime

O funcionamento interno das facções criminosas no Ceará: como punem seus próprios integrantes?

Assista aqui

1ª temporada, episódio 3: Caminhos do Crime

A entrada em organizações como as facções é um dos caminhos trilhados pelo crime. O que influencia esse cenário? Como é possível fugir do crime?

Assista aqui

A segunda temporada

Os bastidores do conflito entre facções criminosas e os seus impactos para a população cearense voltam a ser contados na estreia da nova temporada do "Guerra Sem Fim", documentário original O POVO. Na próxima segunda-feira, 5, o primeiro episódio da segunda temporada estará disponível para os assinantes do OP+, onde também podem ser vistos os episódios da primeira temporada.

2ª temporada, episódio 1: Refugiados Urbanos

2ª temporada, episódio 2: GDE: como nasce uma facção

2ª temporada, episódio 3: Juventudes Sobreviventes

Mais sobre facções criminosas no Ceará

O que você achou desse conteúdo?