
Quais ambientes podem ser acessados por fortalezenses e turistas em busca de lazer? Para além de teatros, museus e cinemas, a Cidade, sua população e seus visitantes demandam locais onde é possível encontrar diversão, boa comida, alegria, compras e outros eixos de entretenimento.
Provocado pela demanda constante dos leitores em busca de estabelecimentos para passear e ter distração, o Vida&Arte traça a cartografia do lazer de Fortaleza. Ao longo das próximas semanas, vamos apresentar casas de humor, karaokês, lojas de jogos, cineclubes e brechós.
Nesta semana, a oportunidade para reunir os amigos, familiares e gerar conexões que vão além da diversão. Dedicar tempo a jogos, sejam eles longe das telas ou mesmo os eletrônicos, pode ser uma válvula importante para desenvolver habilidades ou se entregar ao lazer. Nos últimos anos, os jogos de mesa (também chamados de boardgames) têm crescido em adesão do público.
Nesse leque estão jogos de cartas como Uno, tabuleiros como Monopoly, os que envolvem peças únicas, como dominó, e diversas opções atualizadas.
Em Fortaleza, há lojas e até restaurantes que disponibilizam aos clientes jogos para compra, aluguel ou para uso no momento da estadia. Jogos de videogame também surgem na lista. A seguir, confira empreendimentos na capital cearense que se destacam pelos jogos.


Os shows de humor são destino certo para turistas que chegam à capital cearense em busca de justificativa para o Ceará ostentar o título de “Terra do Humor”.
As casas especializadas em apresentações que têm o riso como objetivo se desenham entre a Praia de Iracema e o Meireles, especialmente, traçando uma rota que também contempla cardápios regionais e muito forró pé-de-serra.
Nesta cartografia do lazer, entretanto, descobrimos que, para além do circuito tradicional da faixa de praia, Fortaleza e seus comediantes já expandem o riso para outros bairros. Na vontade de “fazer graça”, novos negócios têm surgido como território fértil para artistas que despontam na cena e usam a comédia como fonte de renda.

Hoje, conheça o universo dos brechós de Fortaleza. No passado não muito distante, os brechós eram considerados locais empoeirados e dotados de “energia pesada”. Existia até um preconceito generalizado quando alguém falava que costumava realizar compras neste tipo de estabelecimento.
Mas o mundo entrou em um novo momento: consumo sustentável. E os brechós perderam a aura de “velharia” — sendo agora identificados como locais onde é possível falar de sustentabilidade e de inovação.
Em Fortaleza, vários são os estabelecimentos que reúnem peças usadas — indo do vestuário ao perfume — e realizam a comercialização. Nos acervos, itens funcionais, indumentária fitness, roupas infantis e muitas roupas de marcas reconhecidas sendo vendidas por preços bem mais acessíveis.
Talvez por isso, os brechós, na capital cearense, ganharam um destacado semblante chique e vintage.