
Quais ambientes podem ser acessados por fortalezenses e turistas em busca de lazer? Para além de teatros, museus e cinemas, a Cidade, sua população e seus visitantes demandam locais onde é possível encontrar diversão, boa comida, alegria, compras e outros eixos de entretenimento.
Provocado pela demanda constante dos leitores em busca de estabelecimentos para passear e ter distração, o Vida&Arte traça a cartografia do lazer de Fortaleza. Ao longo das próximas semanas, vamos apresentar casas de humor, karaokês, lojas de jogos, cineclubes e brechós.
Nas próximas semanas, o mapa será atualizado com outros points de lazer em Fortaleza. Não perca!


Os shows de humor são destino certo para turistas que chegam à capital cearense em busca de justificativa para o Ceará ostentar o título de “Terra do Humor”.
As casas especializadas em apresentações que têm o riso como objetivo se desenham entre a Praia de Iracema e o Meireles, especialmente, traçando uma rota que também contempla cardápios regionais e muito forró pé-de-serra.
Nesta cartografia do lazer, entretanto, descobrimos que, para além do circuito tradicional da faixa de praia, Fortaleza e seus comediantes já expandem o riso para outros bairros. Na vontade de “fazer graça”, novos negócios têm surgido como território fértil para artistas que despontam na cena e usam a comédia como fonte de renda.

Hoje, conheça o universo dos brechós de Fortaleza. No passado não muito distante, os brechós eram considerados locais empoeirados e dotados de “energia pesada”. Existia até um preconceito generalizado quando alguém falava que costumava realizar compras neste tipo de estabelecimento.
Mas o mundo entrou em um novo momento: consumo sustentável. E os brechós perderam a aura de “velharia” — sendo agora identificados como locais onde é possível falar de sustentabilidade e de inovação.
Em Fortaleza, vários são os estabelecimentos que reúnem peças usadas — indo do vestuário ao perfume — e realizam a comercialização. Nos acervos, itens funcionais, indumentária fitness, roupas infantis e muitas roupas de marcas reconhecidas sendo vendidas por preços bem mais acessíveis.
Talvez por isso, os brechós, na capital cearense, ganharam um destacado semblante chique e vintage.