O pátio do quartel está cheio às 19 horas da quinta-feira, 20. Fabiano passa e cumprimenta Eduardo (nomes fictícios) com um tapinha nas costas. Policiais militares, ambos usam balaclava e vestem preto da cabeça aos pés. Apesar de decisões judiciais que vedam a greve e os jogam na ilegalidade, estão de braços cruzados desde a terça-feira passada, quando um grupo de mulheres bloqueou a entrada do 18º batalhão, no bairro Antônio Bezerra.
"Esse é aí é o mais jovem da turma", diz cabo Eduardo apontando o colega de farda. "Tem 18 anos, tá voando. Aquele ali é o Samuel, tem 27. É o melhor motorista de viatura que eu conheço. Comparado com essa turma, eu, que tenho 32, já sou um velho."
Era verdade. A maioria dos PMs reunidos na unidade tem no máximo 25 anos, é recém-ingressa na corporação, muitos concluíram ensino superior e estão ali apenas de passagem, como um trampolim para um emprego que remunere mais, relata o militar. "Esses caras são da Polícia hoje, mas logo vão sair porque têm ambição e querem algo melhor", avalia Eduardo. "A carreira militar não garante boas condições."
Para ele, esse é o perfil dos agentes de segurança que resolveram confrontar o Estado e a hierarquia militar e interromper os trabalhos em protesto contra a proposta de reajuste salarial acordada entre seus representantes e o Governo do Estado. A mensagem com a nova tabela salarial para a categoria foi enviada para a Assembleia Legislativa (AL-CE) no mesmo dia em que o 18º foi tomado de assalto.
De lá para cá, o número de ocupantes cresceu. No local, há homens, mulheres e quase duas dezenas de crianças, que brincam num pula-pula montado nos fundos da unidade. Naquele dia, o segundo de paralisação, os jovens policiais estão nervosos. "Acabamos de receber uma informação de dentro da PM que o comando enviou composições para tomar o quartel", fala Eduardo.
Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoa o quartel, dirigindo o canhão de luz para o epicentro do motim e iluminando a rua Anário Braga, àquela altura coalhada de carros com pneus esvaziados pelos policiais.
Pergunto ao PM se, em caso de intervenção do Batalhão de Choque, haverá resistência. "Não tenha dúvida disso", responde, com olhos injetados e vermelhos pela falta de sono e estresse. "Não vamos entregar nada."
À menção ao rumor de retomada do 18º, rapidamente as tropas insubordinadas se organizam. Formam-se correntes, que distribuem entre os homens as armas disponíveis numa das salas. Escopetas, escudos, cassetetes. Mulheres perfilam-se na entrada e começam uma oração. "Estamos prontos para resistir", enfatiza Eduardo.
Antes disso, Felipe puxa a manga da minha camisa. Estamos dentro do quartel, ao lado de um oratório. De rosto coberto por uma touca ninja que lhe deixa à mostra apenas os olhos miúdos, pede para falar sobre demandas. É soldado. Os vencimentos mensais totalizam pouco mais de R$ 3,2 mil. Casado, estava acompanhado da esposa e da filha de seis anos, sentadas com um prato de cuscuz com ovo equilibrado no colo.
O PM conta que, naquele momento, o principal ponto da pauta era a anistia e o aumento na diferença de salários na mudança de patente. "A gente espera muito, e, quando passa para cabo ou sargento, o ganho é pequeno, de R$ 200. Não compensa", calcula. Por que não deixa a Polícia? "Eu amo o que faço", devolve.
Um dos parlamentares que estiveram no 18º para negociar uma saída à crise, o senador Major Olímpio (PSL-SP) diz que os agentes amotinados são "uma legião de jovens inexperientes, que não têm avaliação profunda de que vão se arrebentar e serão condenados como criminosos militares".
Militar, Olímpio admite saber do que fala. "Eles estão sendo influenciados por policiais com experiência, alguns que alcançaram o mandato legislativo, não vão perder nada e ainda vão usar a salvaguarda da condição legislativa", critica.
De acordo com o senador paulista, que se manteve reunido por mais de uma hora com lideranças dos policiais, o cenário encontrado no quartel "é extremamente perigoso". E completa: "Há moças muito novas, com crianças de colo, esposas de policiais. Estão ali dormindo no chão e dizendo nós vamos ser vitoriosos'. Nosso sentimento é de dó".
NOMES
A pedido dos policiais militares citados na reportagem, O POVO omite todos os nomes verdadeiros dos soldados. Para fins de narrativa, recorremos a nomes fictícios
A Polícia Militar e sua encruzilhada
Nos 15 anos que mantenho interlocução com policiais - seja como repórter ou pesquisador - percebo constantemente neles um sentimento de orgulho tanto por pertencer à instituição quanto por prestar um relevante serviço ao público. Os eventos lamentáveis ocorridos na semana passada colocam em questão, da parte dos amotinados, o grau de incorporação dos valores e práticas exigidas à atividade policial.
Não é tolerável agentes estatais fechando estabelecimentos comerciais, impondo o medo e atacando seus próprios colegas de trabalho, ou seja, adotando métodos usuais dos criminosos aos quais combatem cotidianamente. Como esses profissionais retornarão às ruas após terem cometido atos tão desatinados? Qual é o nível de responsabilidade que tais pessoas possuem em relação ao serviço público? Será que elas realmente estão à altura da corporação que representam?
Lutar por melhorias nas condições de trabalho e pelo reajuste salarial é algo inerente à classe trabalhadora. Não se está, em momento algum, desconsiderando a pauta de reivindicações da categoria. É preciso, contudo, manter-se dentro dos limites éticos e morais que o cearense acredita que um militar deva possuir.
Se o problema reside na formação, que se gaste mais tempo capacitando os novos policiais e reforçando a pauta de conteúdos tanto teóricos quanto práticos quando a poeira baixar. A lição que fica é que a qualidade do efetivo deve imperar sobre a quantidade. Uma escola de formação de bons soldados talvez seja mais eficaz que ampliar o contingente em demasia. Há tempo ainda para diminuir os danos. Rever as atitudes e encarar o ocorrido não é demérito para ninguém. Faz parte do amadurecimento profissional e humano. Quanto aos que foram flagrados cometendo ilícitos, o Governo do Estado não pode se furtar de adotar posição mais rigorosa, fortalecendo os controles sociais e disciplinares visando não apenas coibir manifestações de pensamento mas, principalmente, práticas que agridam a população e manchem a reputação da própria Polícia Militar, cuja história centenária deve ser motivo de orgulho e não de temor. Há tempo para que encontremos uma solução. E que a instituição possa sair ainda mais fortalecida e aprimorada diante de tudo isso.
Ricardo Moura é jornalista, sociólogo e doutor em Sociologia
Uma polícia insubordinada
Quarenta e oito horas depois do início da paralisação de policiais militares no Ceará, ouvi de um soldado de 22 anos: "Se o comando não respeitar a tropa, a gente não respeita o comando".
Perguntei então se considerava que a hierarquia militar fora quebrada e a Constituição desrespeitada quando os agentes decidiram parar de trabalhar, passando a tomar veículos de assalto na rua e esvaziando pneus de carros. De celular na mão, o rosto iluminado pela tela branca, ele respondeu: "Sim, nós sabemos disso. Nossa greve é ilegal, mas é legítima".
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mais de 300 Inquéritos Policiais Militares (IMPs) foram instaurados. Cinco PMs foram afastados do trabalho por se manifestarem favoravelmente à paralisação nas redes sociais. Antes do início do protesto, ao menos uma decisão judicial impedia expressamente os militares de suspenderem as atividades.
Sociólogo e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), César Barreira avalia que o momento é preocupante. "Temos um cenário nacional favorável, com mudança do Estatuto do Armamento, aumentando circulação de armas de fogo, estímulo à impunidade de policiais e a filosofia da defesa pelas próprias mãos", avalia.
E há o ambiente local, continua Barreira, no qual "um motim de pessoas encapuzadas e armadas" assaltam o Estado e capturam patrimônio público. "É uma situação diferente de uma greve considerada ilegal, com o agravante de que houve um acordo", considera.
Para o professor, no entanto, existe um pano de fundo ainda mais agudo que se evidencia nesta paralisação de PMs: uma polícia politizada. "A paralisação tem uma forte conotação política, mais até que em 2011", aponta. "Há um capital em disputa que tem uma relação direta com o voto, que entra como uma moeda de troca. Isso dá uma fortaleza grande ao movimento. É um voto garantido. Um voto da polícia colado ao da família."
Questionado se via características comuns entre a paralisação de 2011 e a de agora, Barreira afirmou que há continuidades, como "a tomada de quartéis, uso das viaturas para bloqueios e o impedimento da circulação". Mas uma novidade desponta. "O dado mais claro é a relação forte entre Polícia e política", conclui. (Henrique Araújo)
22/2 - 20h10min - Toinha Rocha responde ao Capitão Wagner: "Aceito seu desafio"
22/2 - 18h47min - Aracati cancela mela mela e arena de paredões, mas garante segurança na avenida
22/2 - 18h10min - Policiamento garante clima de segurança em polos do Carnaval neste sábado, 22
22/2 - 15h58min - Em coletiva, generais Cunha Mattos e Ulisses detalham operação Mandacaru
22/2 - 16h39min - Militares de outros estados se preparam para ir às ruas no Ceará
22/2 - 16h01min - Fortalezenses relatam sensação de segurança e curtem no Horto Municipal
22/2 - 14h45min - Sérgio Moro e outros ministros vêm acompanhar operações no Ceará
22/2 - 14h05min - 12 homens são presos por suspeita de planejar crimes neste Carnaval em Paracuru
22/2 - 13h58min - Loja na Aldeota divulga que fechou as portas após receber ameças por telefone
22/2 - 13h17min - Em três dias, Ceará já registra 88 homicídios
22/2 - 12h58min - Rodrigo Maia diz que não há ambiente na Câmara para anistiar militares
22/2 - 12h01min - 168 policiais são afastados e têm porte de arma suspenso por suspeita de motim
22/2 - 11h59min - Quem são os intermediadores da paralisação dos militares no Ceará
22/2 - 11h24min - Homem se fantasia de escavadeira no Carnaval 2020 em Fortaleza
22/2 - 22h14min - Novos bafômetros são utilizados em blitze nas rodovias estaduais
22/2 - 1h30min - Solução da crise da Polícia vai além do imediato
22/2 - 1h30min - Exército fará segurança do Carnaval da Região Metropolitana de Fortaleza
22/2 - 0 hora - Um alerta sobre os "monstros milicianos"
21/2 - 20h15min - Carnaval de Sobral terá segurança privada e efetivo ampliado da Guarda Municipal
21/2 - 19h34 min - Amotinados ocupam sede do Raio em Sobral, bloqueando também acesso do Ciopaer
21/2 - 17h38min - Exército emprega 2,5 mil homens para segurança no Ceará
21/2 - 17h24min - Forças Armadas não vêm para desalojar motins nem invadir quartel, diz senador
21/2 - 16h17min - Governo Bolsonaro: Ministros da Defesa e AGU virão ao Ceará na próxima semana
21/2 - 15h37min - Carnaval de Beberibe está confirmado
21/2 - 15h09min - Major Olímpio é contra anistia para policiais amotinados
21/2 - 14h45min - Veja quais as punições previstas para militares que participem de paralisações
21/2 - 13h57min - Entidade de juízes pede a Aras que denuncie Cid por tentativa de homicídio
21/12 - 13h41min - "O menos interessado nesse caos em Fortaleza sou eu", afirma Capitão Wagner
21/2 - 13h36min - Solidariedade expulsa vereador que "articulou motim" em Sobral
21/2 - 13h27min - Ceará tem mais de homicídio por hora em dois dias com motim de policiais
21/2 - 13h01min - Aracati contrata segurança privada, terá contingente da PM e garante Carnaval
21/2 - 12h44min - "Por enquanto, as negociações estão paradas", diz Capitão Wagner sobre motins no Ceará
21/2 - 12h42 - Camilo vai à Delegacia Geral agradecer Polícia Civil
21/2 - 12h36min - Município suspende aulas por causa da falta de policiais
21/2 - 12h27min - Noelio: PMs que mandaram fechar lojas estavam "preocupados com comerciantes"
21/2 - 12h13min - "Estes que estão nos motins não representam a Polícia", afirma Camilo
21/2 - Opinião Érico Firmo - Por que Cid Gomes avançou com retroescavadeira contra policiais?
21/2 - 11h32min - Capitão Wagner fala sobre greve dos policiais militares ao vivo no Debates do Povo
21/2 - 11h04min - "Anistia de quem fizer motim é inegociável", diz governador Camilo Santana
21/02 - 10h06min - Forças Armadas se deslocam para quartéis e iniciam patrulhamento à tarde
21/2 - 9h25min - Blog do Eliomar - Câmara Municipal repercute a ação de PMs amotinados
21/2 - 8h37min - Blog do Eliomar - Cúpula da Segurança define com Exército plano de ação no Ceará
21/02 -08h16min - Secretário André Costa traça plano de atuação das forças armadas
21/02 - 00h46min - Policiais rejeitam aceno do Governo e decidem permanecer parados
20/02 - 23h55min - Vídeo mostra momento em que Cid Gomes recebe um soco, antes de ser baleado
20/02 - 23h26min - OAB-CE cria comissão para apurar conflitos causados paralisação da Polícia
20/02 - 22h33min - Senadores chegam a Fortaleza para auxiliar em negociação sobre segurança
20/02 - 21h35min - Ivo Gomes muda foto em redes sociais para "retroescavadeira antifascista"
20/02 - 21h12min - Polícia Civil tem feito patrulhas no Ceará durante paralisação de militares
20/2 - 19h08min - "A Globo bota a culpa em Jair Bolsonaro pelos tiros em Cid Gomes", diz presidente
20/2 - 15h35min - Justiça mantém prisão de PMs presos armados em manifestação no 18º BPM
20/2 - 15h05min - "Cid Gomes agiu como Simón Bolívar para libertar a América", diz Salmito
20/2 - 14h45min - Mais de 300 inquéritos contra policiais militares foram instaurados
20/2 - 13h35min - Capitão Wagner faz B.O. contra Cid Gomes por tentativa de homicídio
20/2 - 13h31min - Grupo encapuzado invade Cavalaria da PM mas não consegue retirar viaturas
20/2 - 13h12min - Homem é baleado na entrada do Fórum de Sobral
20/2 - 13h08min - Dupla criminosa rende funcionários e assalta loja em shopping no bairro Sapiranga
20/2 - 13h01min - Cid Gomes chega a Fortaleza e é transferido em ambulância
20/2 - 12h28min - Líder do governo na AL-CE defende Cid Gomes e afirma que "tiros foram para matar"
20/2 - 11h37min - Tropas da Força Nacional desembarcam em Fortaleza na manhã desta quinta
20/2 - 11h24min - Heitor Férrer: "É o tiro que está suavizando o crime do senador"
20/2 - 11h18min - Cid divulga vídeo em agradecimento à equipe médica e segue para Fortaleza
20/2 - 11h07min - Em vídeo, Cid agradece equipe médica e promete ajudar hospital
20/2- 10h54min - Ivo Gomes chega ao Hospital onde Cid está internado
20/2 - 10h05min - Centro de Sobral amanhece com ruas movimentadas; comerciantes seguem apreensivos
20/2 - 9h50min - 300 agentes da Força Nacional devem ser remanejados para o Ceará, diz secretário
20/2 - 9h41min - Força Nacional desembarca nesta manhã de quinta-feira em Fortaleza
20/2 - 9h14min - Cid Gomes deixa UTI
20/2 - 8h18min - Guarda Municipal - Hora de reforço extra
20/2 - 7h18min - OAB/CE quer mediar acordo entre Governo do Estado e PMs
20/2 - 7h04min - Cid Gomes deixa UTI e vai para enfermaria; quadro clínico é estável
20/2 - 0 hora - Governo e policiais têm que ceder, defende Capitão Wagner
20/2 - 0 hora - Tropas federais chegam nesta quinta ao Ceará
20/2 - 0 hora - Análise: Tiro em Cid Gomes é ápice de escalada insana
20/2 - 0 hora - Medo não muda rotina na Capital
20/2 - 0 hora - Carnaval, hotéis, apreensão e tropas federais
20/2 - 0 hora - Cid Gomes é baleado ao avançar contra policiais amotinados em Sobral
19/2 - 21h38min - Companheiras de PMs seguem ocupando batalhão policial na Messejana
19/2 - 21h23min - Twitter: Cid Gomes baleado é o assunto mais comentado no mundo
19/2 - 21h17min - Manifestantes esvaziam quartel que Cid Gomes tentou invadir com retroescavadeira
19/2 - Entenda os acontecimentos que culminaram nos tiros em Cid Gomes
19/2 - 20h50min - Vídeo mostra suposto autor dos disparos que atingiu o senador Cid Gomes
19/2 - 20h49min - ANÁLISE: Cid Gomes baleado pode ser a gota d’ água
19/2 - 20h40min - Após ser baleado, Cid Gomes tem evolução clínica; senador está acordado
19/2 - 20h24min - Primeira equipe da Força Nacional chega ao Ceará nesta quinta, às 14 horas
19/2 - 20h19min - Viaturas da PRF escoltam entrada do hospital onde Cid Gomes está internado
19/2 - 20h15min - "Esses crimes não ficarão impunes", diz Camilo após atentado contra Cid Gomes
19/2 - 19h22min - O que diz a lei sobre greve de policiais e bombeiros militares
19/2 - 18h55min - Antes de ser baleado, Cid Gomes usou retroescavadeira para invadir unidade militar
19/2 - 18h14min - Deputado diz que Cid Gomes não corre risco de morrer após ser baleado em Sobral
19/2 - 18h13min - Linhas de ônibus funcionam normalmente nesta quarta-feira
19/2 - 17h43min - Cid Gomes é baleado em Sobral
19/2 - 16h26min - Centro de Fortaleza funciona normalmente na tarde desta quarta-feira
19/2 - 15h31min - Paralisações na PM: Cid convoca população de Sobral a esperá-lo no aeroporto
19/2 - 15h36min - Bombeiros não aderem à paralisação de agentes de segurança
19/2 - 14h30min - Delegado Cavalcante menciona em discurso fake news sobre governo cancelar Carnaval
19/2 - 14h09min - Em Sobral, policiais encapuzados desfilaram em viaturas; lojas foram fechadas
19/2 - 13h43min -Camilo pede a Moro e a general apoio das tropas federais para o Ceará
19/2 - 13h24min - Deputados cobram renúncia dos dirigentes de associações de policiais
19/2- 12h29min - Confira a situação das unidades policiais durante mobilização de PMs
19/2 - 12h10min - Viaturas do 17º BPM não estão rodando; pelo menos oito tiveram pneus secados
19/2 - 11h48min - Protocolada CPI na Assembleia para investigar associações de militares
19/2- 10h16min - Ruas de batalhões da Polícia Militar são bloqueadas com viaturas
19/2 - 9h59min - Esposas mantêm policiais "presos" em Batalhão em Caucaia
19/2 - 6h05min - Ônibus circulam normalmente nesta manhã em Fortaleza
19/2 - 0h40min - Presidente da Associação dos Profissionais de Segurança pede exoneração do cargo
19/2 - 0 hora - Com o Capitão e o Soldado em baixa, ressurge o Cabo
19/2 - 0 hora - Governo anuncia corte de salários e investigação de PMs
19/2 - 0 hora - Base do governo diz que votará "o acordado" e resiste a nova mensagem
18/2 - 23h18min - Batalhão de Polícia de Caucaia tem portões fechados e viaturas paradas
18/2 - 22h13min - Policiais envolvidos em atos não receberão o próximo salário
18/2 - 21h18min - Policiais civis não aderem à paralisação, diz sindicato da categoria
18/2 - 21h07min - Policiais foram presos em flagrante e autuados em artigo do Código Penal Militar
18/2 - 13h30min - Noelio nega movimento grevista e acusa ação do MP de "pressão da Justiça"
18/2 - 0 hora - Juíza fixa multa de R$ 500 mil por dia a entidades em caso de greve
18/2 - 0 hora - Dia de ofensivas jurídicas contra a greve
17/2 - 11h52min - MP entra com ação contra entidades de militares por ameaça de greve no Ceará
15/2 - 0 hora - Análise: Questão de responsabilidade e palavra
14/2 - 1h30min - Policiais não aceitam proposta de reajuste acordada em reunião
14/2 - 0 hora - Análise: Quem comanda a tropa?
13/2 - 16h38min - Governo e policiais chegam a um acordo sobre reajuste salarial
12/2 - 1h30min - Análise: Capitão Wagner e André Costa
11/2 - 1h30min - Sem acordo sobre reajuste, militares e Governo marcam nova reunião
10/2 - 15h16min - Noelio diz que definição de novos salários precisa sair até Carnaval
10/2 - 18h13min - Sem acordo, policiais, bombeiros e Governo marcam nova reunião
10/2 - 1h30min - Representantes de militares e Governo discutem reajuste salarial
7/2 - 0 hora - Análise: Quem teve vitória em um dia tenso
7/2 - 0 hora - Sarto diz que reivindicação de PMs não deve ter "viés politiqueiro"
7/2 - 0 hora - Governador só enviará reajuste após acordo com militares
7/2 - 0 hora - Tensão no lado externo se refletiu no plenário da Assembleia Legislativa
6/2 - 14h43min - Governo convoca reunião imediata para discutir proposta com manifestantes
6/2 - 11h26min - Manifestantes bloqueiam avenida em protesto à reestruturação salarial
6/2 - 10h20min - Policiais e bombeiros fazem protesto em frente à Assembleia; via é interditada
6/2 - 0 hora - Governo não esperava reação de policiais e vai conversar
5/2 - 0 hora - Análise: A segurança em tempos de política
31/1 - 22h20min - Reajuste salarial: secretário da Segurança diz que soldado gan